Jeep Grand Cherokee 4xe será o híbrido para o fora-de-estrada.
O Grand Cherokee 4xe oferece uma autonomia 100% elétrica de 40 km (pelo EPA). São 6 km a mais que o Wrangler 4xe, menos aerodinâmico. Como um veículo elétrico, o órgão americano o classifica em 23,8 km/litro equivalentes.
Veja a avaliação do Motor 1
https://motor1.uol.com.br/reviews/583552/avaliacao-jeep-grandcherokee-hibrido/
GM EV1, o primeiro carro 100% elétrico ‘quase’ produzido em massa
Uma das inovações mais interessantes foi que o EV1 foi um projeto desenvolvido desde o zero sem nenhuma adaptação de um carro convencional existente. O carro trouxe consigo uma série de soluções técnicas de ponta destinadas a otimizar a eficiência e a segurança, tais como um chassi de alumínio, painéis laterais anticolisão, freios ABS, ar condicionado por bomba de calor e frenagem regenerativa.
O Inside EVs conta toda a história
https://insideevs.uol.com.br/news/584761/gm-ev1-primeiro-carro-eletrico/
Carros híbridos: entenda os sistemas que vão dominar o mercado brasileiro
O mercado brasileiro está prestes a dar o primeiro grande passo na eletrificação dos carros nacionais. A partir de 2023, veículos feitos no País, incluindo modelos compactos, passarão a oferecer versões com sistemas híbridos. Até o momento, apenas a Toyota produz carros eletrificados por aqui, com a dupla Corolla sedã e Corolla Cross. Ambos utilizam um sistema híbrido completo, que combina motores a combustão e elétrico, câmbio CVT e bateria.
A matéria do Mobilidade explica o assunto
Vendas de veículos eletrificados leves aumentam 78% em 2022
Em 2022, o mercado já contabiliza 12.976 unidades comercializadas, contra 7.290 no primeiro quadrimestre de 2021. Somente em abril foram 3.123 emplacamentos.
A Revista Motor Show revela todos os números
https://motorshow.com.br/vendas-de-veiculos-eletrificados-leves-aumentam-78-em-2022/
‘Os carros elétricos vão infestar o mundo, sejam modelos pequenos ou de luxo’
Marcus Vinícius Gasques comenta a forte tendência do mercado europeu em migrar para uma frota majoritariamente elétrica. ‘A maioria das empresas quer que toda ou boa parte de sua linha seja híbrida ou 100% elétrica até 2030’, conta. ‘É logo ali.’ Os veículos elétricos foram 7,5% da produção total na Europa em 2021. A expectativa é alcançar 25% em 2025 e ser maior que a de carros com motores a combustão interna em 2030.
Confira
Land Rover Defender 2023 chega com motor diesel híbrido leve e custa até R$ 800.950
O conjunto do Defender combina motor de seis cilindros 3.0 turbodiesel com um alternador de 48V, que também funciona como motor elétrico. Esse componente usa a rotação do motor para gerar corrente elétrica e recupera energia quando o carro desacelera.
Veja a avaliação do Auto Esporte
Changan C385: rival do Tesla Model 3 é bem mais barato e roda 712 km
As versões puramente elétricas têm motor no eixo traseiro com potência de 160 kW (220 cv) ou 190 kW (260 cv), além de bateria com capacidade de 58 ou 78 kWh. Dados de fábrica indicam autonomia de 515 km e 712 km, respectivamente. Versões com motorização dupla e tração integral serão lançadas posteriormente.
Veja a avaliação
https://insideevs.uol.com.br/news/585003/carro-eletrico-changan-tesla-model3/